Experiência paulina

Experiência paulina

(Inspiração também agostiniana)

 

     Senhor, preciso dizer: viva esta carne e estes ossos que me encerram! Viva essa matéria animalizada e organizada a qual Tu me vinculastes – cadinho do Espírito, casulo bendito.

     A noite do meu Espírito se faz intensa, Tu bem sabes. Porém, certa flama imortal ainda vacila no meu peito soterrado… ainda persiste… tênue. Oh, que bendita presença no seio da humanidade.

     Esta tênue chama há de incendiar o meu corpo; o Espírito há de se derramar sobre toda a carne e a natureza será reverenciada na matéria que me constituí.

     A noite é longa e o breu se intensifica, Senhor. Mas estudo Paulo, para incorporar os esforços do guerreiro, saber como proceder.

     Sinto que permaneço no estado que antecede o bom combate, não me lancei ainda de todo para a refrega. É de luta que o meu Espírito precisa, é de obstinação, de vigilância, de oração, de atividade pertinaz na direção do ideal.

     Com minha fraqueza moral, fiz desfalecer todos os sonhos límpidos em meu peito… todas as luzes do ideal. Afã por afã foi apagado. Não sei que estratagema mórbido foi esse! Caí no tédio.

     Hei de perscrutar qual a disposição favorável ao que pretende trabalhar na seara, e conquistar tal disposição na simultaneidade do esforço e do avanço.

     Atividade, trabalho espiritual, mobilização das forças espirituais – eis o que significa o signo de Paulo.

     A solidão deve ser suprema concentração, espaço de acúmulo de força, de transbordamento da alma e diminuição de esquecimento – primícias da atividade espiritual.

     O alvo é um só: Cristo. Que a consciência se dirija a Ele e o persiga, tal como Paulo que não mais andava, apenas corria.

     Viva a experiência paulina.

 

(Escrito em 21/10/2012)

Deixe um comentário

